Pular para o conteúdo principal

SER HUMANO: SER DO BEM OU SER DO MAL?

Quando ligo a televisão ou abro um jornal e me deparo com as notícias de tantos absurdos que os seres humanos são capazes de praticar contra os seus próprios semelhantes chego a perder a vontade de me aprofundar nestes assuntos porque me causam profundo sofrimento.


Por alguns instantes me questiono:

Serei eu também um desses seres humanos?

Será que não pôde titubear nenhum pouco, antes de seguir por este caminho?

Por que eu não segui por este caminho?

Chego a ter medo de mim mesmo e dos que estão à minha volta.

Acredito ser um ser do bem, mas considero que possa existir neste mundo, alguém que julgue ao contrário. Não faz mal, o ser do bem precisa conceder-se ao benefício da dúvida, porque se ele quiser sustentar-se no alto de sua certeza absoluta poderá perder a humildade e desandar por todo o caminho.

O ser do bem inverstiga-se. Tenta antes de tudo compreender. Não julga com base em suas próprias impressões, mas concede o benefício da defesa.

O ser do bem não paga na mesma moeda. Fala quando for preciso e cala-se quando preciso for. Dar oportunidade ao outro. Assume que ao perder poderá ganhar. O ser do bem supera-se a cada dia. Não nega uma palavra amiga. Não sente-se dono de nada, embora zele de tudo como se fosse seu.

Será que sou um ser do bem? Como já disse, acredito que sou. Mas confesso que muitas vezes tenho dúvidas.

Me revolto quando vejo os pilares da moral serem abalados, muito embora seja questionador da minha própria moral ou daquela que assumi como contrato social para com os demais seres humanos.

Você é um ser do bem? Esta pergunta é mais fácil de ser respondida. Fazer julgamento do outro é mais fácil. É o princípio da imparcialidade. Se é que se pode ser imparcial.

Você quer ser um ser do bem? Busque um exemplo vivo dentre os presentes na sua vida. Se não existir, busque no seu coração, porque ele está lá. Pronto para ser escolhido. Da mesma forma como o outro também está. Qual deles será libertado é escolha sua.

Escolha o bem por você mesmo. Pelos que precisam da sua presença. Pelos que te chamarão e PAI ou de MÃE. Que te darão um novo e amplo sentido na vida.



Comentários

  1. Carla Silva Sousa 11 2°B

    Acredito não existir um ser do bem. Na verdade, todos somos um ser do bem e do mal. Até aquele mais bonzinho está sujeito a ter um momento de vilania, seja por estar nervoso, irritado ou até mesmo por falta de paciência. Entretanto, estamos também sujeitos a um momento de piedade, bondade, dó, compaixão. Não há um caminho a ser escolhido, mas sim opções e alternativas que poderemos escolher durante a vida. Aqueles que escolhem o caminho do mal, o escolhem muitas vezes por falta de oportunidade, e outros na maioria, por preguiça. Assim estamos todos nós sujeitos as nossas alterações e variações de personalidade.

    ResponderExcluir
  2. o ser humano é um ser mal,porq ate DEUS falou que o homem era mal,mas nos nao somos mal totalmente é porque o espirito santo ,age no coração do ser humano. Mas na biblia la em genesis 6 ,fala que DEUS falou que o homem é mal.

    clessio do nascimento aguiar n:12 2B

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

REPOLHO ROXO, ÁCIDO-BASE, INDICADOR DE PH

Nesta última semana alguns alunos e alunas das turmas da segunda série do ensino médio apresentaram para seus colegas os experimentos que tinham como objetivo identificar o caráter ácido ou básico de alguns materiais de uso doméstico e como não poderia ser diferente, houve grande interesse por parte dos colegas, no que se refere aos fenômenos de mudança de cores.

CARTA ABERTA POR UMA REFLEXÃO EM TEMPOS DE IMPEACHMENT

Abril, 17, o dia em se concretizou no Brasil, o descortinamento de uma nova política, clara cristalina, do somatório de vinganças pessoais contra um sistema de poder cuja capa é o combate a miséria e a distribuição de renda e cujo cerne é o mesmo jeito de se fazer política desde os tempos de invasão do Brasil.  Pobre povo brasileiro, que acreditou na real autoria da derrubada de presidentes mas que mais uma vez se constituiu na massa de manobra para uma reviravolta política em cujo cenário se escondem múltiplos interesses, múltiplos inimigos declarados em favor de um desconstituir alguém eleita como inimigo público em comum. _ Por que derribar a Dilma? _ Me pergunto. A classe política afirma que ela foi arrogante e que acreditou ser capaz de governar o país sozinha; A bancada ruralista afirma que ela foi tolerante com os movimentos sociais que a todo instante ameaçam invadir a terra; A bancada evangélica diz que ela é favorável ao casamento de pessoas do mesmo sexo;...

A ilusória sensação do poder

Tudo aquilo a que chamamos de poder refere-se a influência do ser dominante sobre o ser que acredita ser dominado ou que de fato é dominado. O domínio de um ser sobre o outro é uma relação baseada na aceitação, resignação, coação, temor, respeito, necessidade de proteção, dentre outros. Não existe domínio se não houver aceitação. É uma relação de dependência tanto do ser dominante quanto do ser dominado. Em não havendo esta relação, não há domínio. No plano no qual nos encontramos, toda relação de domínio pode ser rompida unilateralmente eu reafirmada ao critério de ambos, dominante e dominado...No intuito de esclarecer sobre a tese que pretendo defender de que o poder é uma sensação ilusória do ponto de vista do trabalho e do discurso de uma única pessoa, tentarei estabelecer uma parábola, considerando os papéis desempenhados por sete pessoas que compõem uma equipe em um órgão público, na qual todos desempenham cargos de chefia. 1. João é uma pessoa com muitas habilidades para ...