domingo, dezembro 15, 2013

CARTA ABERTA AOS QUE DESEJAM INGRESSAR NO SERVIÇO PÚBLICO

Caríssimos Irmãos e Irmãs,

O que leva um cidadão ou cidadã a querer ingressar no serviço público?

- Qualidade de vida?
- Estabilidade salarial?
- Sentimento de patriotismos?
- Amor aos seus semelhantes?
- Satisfação pessoal?
...

O que leva as pessoas a buscarem o serviço público?

- Segurança alimentar?
- Segurança pública?
- Segurança habitacional?
- Profissionalização?
- Saúde familiar?
...


Conforme sabemos, o servidor público enquanto agente representante do Estado, que presta um serviço a população, está revestido do Poder do Estado para contribuir com a solução do problemas vivenciados pelas pessoas.


Mas será que todos os funcionário públicos sentem-se sentem-se revestidos da condição de servidores públicos? E quando o interesse público torna-se subalterno ao interesse privado?


Parece-nos claro que o serviço público conta com profissionais vocacionados e que realizam seus afazeres como se estivessem cumprindo uma missão. Por outro lado a má qualidade dos serviços prestados em alguns setores aflora discussões éticas e morais nas quais categorias e governantes não se entendem sobre os papéis a serem cumpridos e sobre metas a serem alcançadas.



Antes de mais alguma coisa, gostaria de ressaltar que são muitos os servidores públicos brasileiros que se empenham na realização dos seus afazeres de forma justa e eficiente. Estes sim, são injustiçados pelas más condições de trabalho e mesmo assim não se curvam frente aos desafios. Antes de tudo, criam soluções compatíveis com as necessidades que se apresentam.



Se houvesse de se apontar uma situação próxima da ideal para o serviço público poderíamos resumir em ato a realizar-se nas condições de:

  1. Amor aos nossos semelhantes;
  2. Conhecimentos compatíveis com a funções a serem desempenhadas;
  3. Condições ambientais e materiais satisfatórias para a realização dos serviços;
  4. Remuneração compatível com as necessidades pessoais dos servidores públicos;
  5. Valorização do trabalho dos servidores públicos por parte dos usuários dos serviços.

O desequilíbrio entre estes fatores contribui sistematicamente para que os servidores públicos busquem meios alternativos para estabelecer um novo equilíbrio, de forma lícita ou ilícita. Como resultado temos os serviços públicos reais.

Por que amor?

...