terça-feira, março 30, 2010

PORQUE VOU PARA A ESCOLA?

Nos anos 90 eu conversava com os meus botões sobre o quanto o ensino médio poderia melhorar se os alunos das escolas públicas fossem contemplados com certos benefícios tais como merenda escolar, livros didáticos e passe livre nos transportes coletivos.


Aquilo que mais parecia um sonho se tornou realidade, no entanto a melhoria esperada assemelha-se com aquela porta que ao ser aberta, nada mais se vê a não ser uma nova porta.
Os alunos recebem lanche, mas não me sinto ainda contente, porque o cardápio reproduz o estilo lanhe expresso, no qual predominam os hidratos de carbono. Recebem passe livre, mas são constantemente humilhados com os péssimos serviços de recarga de cartões. Recebem livros didáticos, mas possuem pouco hábito de leitura.

A falta de condições de trabalho nas escola públicas por muito tempo foi aquela "estiagem no nordeste". Agora muita coisa mudou, mas os jovens estudantes, no desenfreado imediatismo de querer colher o que ainda não foi plantado, parece que não tomaram consciência da importância de estudar. E nós professores, aprisionados em nossas lutas pelas melhorias salariais estamos patinado em terreno escorregadio.

Por que vou para a escola? Me pergunto.

Vou porque sonho, porque acredito que a educação é o único instrumento pelo qual homens e mulheres se tornam de fato livres. Deixam de ser "povo marcado" e escolhem seus destinos não pela imposição de grupos dominantes, mas pela vontade "viver a vida", dando os próprios passos.

Vou porque sinto que a escola precisa de mim e que eu preciso da escola. Vou porque na escola me sinto livre e ao mesmo tempo preso. Vou por que para lá eu levo ideias e junto com os meus pares construo soluções.

A minha família sabe o que faço, os meus amigos sabem o que faço, tenho respeito pelo que faço e é isso que me faz feliz. Ser professor. Ou reproduzindo um pensamento de Paulo Feire: não aquele que ensina, mas aquele que aprendendo, ajuda a aprender.

24 comentários:

  1. ***A única coisa que posso te falar***

    “As verdadeiras descobertas não consistem em divisar novas terras, mas ver com novos olhos”.

    ResponderExcluir
  2. O verdadeiro fato de ir pra escola as vese foge do script, mais varias defiçoes cabiveis podem ser atribuidas.Mas verdadeiramente se trate de um meio de convivio social que estmos enseridos com tal finalidade de compartilhar conhecimento...Uma preparação apra o futro da quala população joven digamos de 90% dar seus deslises perdendo oporynidades e sperando um bom aproveitamoento no ultimo ano!!! JOSE MARCIO 3 D numero 29

    ResponderExcluir
  3. Eu acho pelo simples fato de querer receber conhecimento, e um futuro melhor na minha vida, uma vida mais saudavel pra Mim e para meus filhos,
    atc.: Raphael Candido Nunes 2/F matutino

    ResponderExcluir
  4. - Gente ir a escola é mais do que uma regrinha imposta pela sociaedade, é um meio de mostrarmos do que somos capazes, de que o que queremos com força de vontade conseguiremos.
    A escola não oferece somente formação profissional, ela fornece a base para que vc possa ter uma formação profissional.

    Como seer um profissional bem sucedido ou com uam carreira aceitavel, sem pelo menos o Nivel Medio? Hoje em dia a sociedade nos cobra uma qualificação seja ela um curso ou só um Certificado de Nivel medio!

    Pense mais nisso, sem estudo não se consegue ir muito longe!

    Karla Poleana 3° ' F ' N° 21

    ResponderExcluir
  5. Em ateção aos comentários acima postados gostaria de agradecer aos debatedores e compartilhar com todos mais alguns idéias sobre escola.

    A escola é lugar de aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver, aprender a ser (Quatro pilares da educação baseado em relatório para a UNESCO da Comissão presidida por Jacques Delors).

    Conforme podemos perceber as palavras dos ilustres debatedores remetem aos Quatro Pilares da Educação e não podemos esperar da escola menos que isso. Um lugar no qual os seres humanos são agentes da própria construção. Algo que se faz em comunhã com outros seres humanos. Um tipo de desnvolvimento que o faça feliz.

    Mas a nossa escola está preparada para enfrentar esse desafio?
    Os professores sbem desse desafio?
    As famílias sabem desse desafio?
    Os alunos sabem desse desafio?

    Se a escola for encarada apenas como um lugar de convivência, com quem temos alegria em conviver? É só com os educandos? É só com os educadores?

    Educadores ministram conhecimentos? Mas é só isso?

    Alunos fazem lições? Mas é só isso?

    E quando os educadores só querem ministrar conhecimentos?

    E quando os alunos não querem fazer lições?

    O que sobra dessa escola?

    E quando nada dá certo e sequer conseguimos conviver? Como fica o ser? Como fica o fazer? Como fica o conhecer?

    É, meus queridos, essas palavras parecem ser mais complexas.

    Ao conviver, construimos o ser e o conhececer, e nestes o fazer. Assim como "seres do Que Fazer" (PAULO FREIRE), avançamos rumo ao que esperamos da escola.

    O ser do Que Fazer é o ser participativo. Tem esperança, mas não é a esperança de ficar sentado, aguardando os acontecimentos. É a esperança que se junta a ação, a cooperação e a coLABORação. trabalhar juntos, pensar juntos, caminhar juntos,...

    ResponderExcluir
  6. Professor,reforçando o que vc já disse,a escola precisa de vc,porque ama o que faz e quando olha para os alunos não enxerga os números de seus boletins e sim a capacidade de cada um,a peculiaridade que cada um carrega.
    A escola precisa de pessoas como vc,professores que enxergam alem,que não veem os alunos como um depósito de informações que devem ser decoradas e que logo após serão esquecidas.
    Felizmente,contamos com vc e com um corpo docente maravilhoso,dentre as jóias de nossa escola está tbm o Edimar,grande professor,inteligentíssimo,que nos tirou da nossa mediocridade,pois deu o "tapa na cara" que estávamos precisando,peço que continue o seu trabalho brilhante,e desculpa se só sabemos reclamar.
    Infelizmente,dentre os nossos mestres possuem alguns "gatos pingados" que não merecem o título de professor,mas por tratar-se de uma opinião pouco elogiosa prefiro não cita-la.E torço para que esses individuos sigam o belo seu belo exemplo.
    Contudo,
    Sintam-se abraçados.

    ResponderExcluir
  7. Francisca 3 "F"

    Nos séculos atuais,tudo basea se nos estudos:Para temos um futuro melhor,garantir estabilidade financeira.um bom emprego si estabelece em torno de um estudo si não tiver esse requizito,esta fora o melhor ganha o melhor cargo.
    Muitas pessoas acham que escola,é mera perda de tempo;mas ir para escola e muito bom;pois alem de estudar fazemos novas amizades.
    Toda nossa vida e constituída por conhecimento.

    ResponderExcluir
  8. antes, quando eu não entendia nada, ir para a escola era uma simples regra imposta pelos meus pais, hoje sei que essa regra se tornou uma enorme responsabilidade que eu agarrei com as duas mãos, amo estudar, procuro ao máximo aprender e ensinar conhecimentos adquiridos na sociedade.

    ResponderExcluir
  9. vou para escola pelo simplesmente fato de querer um futuro melhor e tornar a minha vida rica,nao de dinheiro mas de comhecimentos..
    Alexandra 3A

    ResponderExcluir
  10. Janaina A ornelas n° 22 3°"D"


    Sempre surge a pergunta, por que estudar?
    Como se fosse preciso explicar o porquê.
    Estudamos para aprender o que não sabemos
    E através do estudo vamos buscar o conhecimento necessário.
    Quando adquirimos saberes, ninguém nos tira, é eterno.
    Hoje vivemos num mundo globalizado e rápido
    Tão rápido, que a tecnologia chega nos atropelando
    E se não quisermos ficar perdidos no tempo
    Precisamos buscar formação, atualização dos fatos cotidianos,
    Pois vivemos em uma sociedade competitiva e restrita,
    Onde não só o conhecimento é avaliado, mas a formação adquirida.
    Não importa a profissão acatada e sim a qualificação alcançada.
    O estudo faz parte da especialidade que cada ser humano quer atingir.
    Onde e com quem se busca este caminho, que não seja na escola?
    Sim, tem vários meios para se alcançar nossos objetivo e metas de aprendizado,
    Mas a escola é um caminho que pode nos dar sustentação e amparo,
    Pois nela temos educadores comprometidos com o futuro dos nossos educandos,
    Com o objetivo de prepará-los para a vida, mostrando a realidade do mundo lá fora.

    ResponderExcluir
  11. Sim,sem tirar nem poder a escola é ponto inicial!!!
    Mas o que faz uma escola ser realmente boa???
    Os alunos???
    Os professores???
    O governo???
    Na verdade são todos juntos!!!
    Mas principalmente os alunos pois são eles que agora buscam um futuro melhor,uma carreira melhor,uma oportunidade bem melhor...Pq nossos professores já são formados e tem em mãos o que buscaram!!!
    E vc o que tem???
    O que quer???
    Viva em busca dos seus sonhos e não deixe que eles se tornem poeira,pois na vida só consiguimos o melhor se o buscarmos,mas ir em busca como algo que realmente vai valer a pena e recompesar os esforços que Vc fez!!!!Bjinhos
    Patricia Êmile 2G

    ResponderExcluir
  12. "Vou porque sonho, porque acredito que a educação é o único instrumento pelo qual homens e mulheres se tornam de fato livres. "É nisso que acredito, qual maneira melhor de se tornar livre do que atráves do conhecimento? Sei que tenho minhas dificuldades em certas áreas, confesso que as vezes já pensei em desistir, mas paro e reflito, e sempre me vem a cabeça uma frase mto conhecida: "ninguém pode te roubar o conhecimento", posso até não ser o melhor no que faço, porém não fui aquele que desistiu perante as intempéries da vida. Por isso continuo tentando, por mim, por aqueles que lutaram pelo que nós estudantes temos hoje, por minha família que faz de tudo para que tenha o melhor, e pelo meu futuro.

    3ºA
    nº39

    ResponderExcluir
  13. Eu venho a escola , pois sei que preciso de estudar para garantir meu futuro mais a frente, e tendo a minha disposição mestres taao competentes porque naoa garrar essa oportunidade?


    fernanda 3° F


    bem tenho a minha disposição uma escola repleta e recheada de garndes conheçimentos, entao aproveito para te-los para mim tambem, pois sei que muito mim ajudaram mais a frente.
    Nao vou mentiir que morro de preguiça de escola, mais la é a unica que pode mim disponibilizar, tantos conhecimentos sem nada cobrar.

    Giselia 3° F

    ResponderExcluir
  14. Já parou para pensar em boas razões de ser um bom estudante?
    Será que se eu me tornar um bom estudante,terei um bom emprego?
    Serei um bom funcionario?

    Para saber a resposta basta primeiro dar um passo só largar de ser acomodado e se tornar logo um bom estudante.
    Claro é preciso esforço,mas de uma coisa eu tenho certeza as recompensas são grandes!!!

    Mas me digam pq muitos querem um bom emprego mais não aceitam que é preciso ser um funcionario competente???
    Vc sabe as razões de se exigirem tanto de uam pessoa para poder arrumar um emprego???
    Não sei não mas acredito que tudo tem uma razão é vc o quê acha de tudo isso em...Bjinhos
    Patricia Êmile 2G

    ResponderExcluir
  15. - Poxa professor, nao vou mentir para voce,
    sabe eu venho morrendo de preguiça pra escola, pensando poxa, aula hoje de novo, triste com algumas notas vermelhas, maiis venho, afinal quero o melhor pra mim, e se eu nao fizer por onde, quem vai fazer por mim, é realmente ainda nao existe uma pessoa pra fazer melhor por mim, se nao eu mesma, e com professores assim, disposto a nos ajudar, e nos fazer crescer, torno essa minha ' preguiça ' meu maior aliado para vencer.


    Yngrid 2 A '

    ResponderExcluir
  16. Kely Alves 2°G

    Sem falar que agora Tem Varias Fontes onde podemos aprofundar mais os nossos estudos;
    Onde realmente precisamos para a nossa própria sobrevivência, para a melhoria do Nosso futuro, do futuro dos nossos filhos, netos...
    O Mundo Hoje em dia estar querendo, está pedindo maior responsabilidade, maior numero de pessoas qualificadas em certas áreas de trabalho, para assim estar cada vez mais perto de um futuro melhor. Hoje no Mundo tem muita Violência, Cada vez mais pessoas morrendo, se afundando nas drogas sem pensar no que acontecera no dia de amanham. Sem pensar em ter ou não o que comer pensando só e diversão sem ligar ao mínimo para as suas obrigações.
    E O que eu quero dizer é gente o Mundo de hoje não é brincadeira não, vamos estudar, vamos mostrar pro mundo, que podemos ser melhor do que ele pensa, vamos dizer não as drogas, as violências . Vamos viver mais de modo correto para depois lá no futuro não dizermos porque que eu não estudei, porque que que fiz isso, e pro resto da sua você vai estar se perguntando o porque?

    ResponderExcluir
  17. Bem nos realmente vamos a escola para ir atras de outros conhecimentos e tambem temos curiosidades, e a curiosidade nos leva a querer saber mais e mais. Hoje em dia temos varias fontes para aprofundar mais os nossos conhecimentos? Sim, mais nem tudo q temos para aprofundar nossos conhecimentos nos usamos nao é verdade?

    ResponderExcluir
  18. Relacionado a pergunta "porque vamos a escola?" bom penso, que vamos a escola por que todos nós queremos no futuro, um bom emprego e um bom salário;para podermos desfrutar melhor da vida.
    Mas o fato é que, todos nós quremos o melhor, mas não nos esforçamos e nem focamos realmente naquilo que sonhamos.. Talvez ainda não nos conscientizamos de que o que eu serei amanhã depende do que eu sou hoje, de que o meu futuro depende de mim, e de que eu tenho a responsabilidade de lutar hoje por aquilo que eu quero pra mim no amanhã.. Vamos a escola tambem porque temos a necessidade de adquirirmos conhecimento e nos tornarmos pessoas mais cultas.Quando vou a escola aprendo muito mais do que teorias, a escola me ensina tambem sobre relacionamento e respeito as pessoas..

    Leissa Barbosa 2º"E" Nº29

    ResponderExcluir
  19. Escola. Sabe Paulo César e seguidores, na minha concepção, escola não é nada mais que um espaço onde passamos aproximadamente 5 hs dividindo assuntos do cotidiano, as autoridades superiores colocam esse lugar junto como um cronograma de estudo para cada série. Eles impõem que todos devem aprender o mesmo assunto se quiserem receber seu desejado diploma, por que eles não querem que você fique nesse lugar por muito tempo, só querem mostrar "números", não importando quem aprendeu ou não.
    Basta a um número insignificante de alunos buscarem o conhecimento fora desse lugar, assim se tornando diferente dos outros, a escola nos "mima", você passa 12 anos acostumado com a rotina deste lugar, eles poderiam colocar no diploma a frase "segue teu caminho". Por que de fato nesse lugar somos acostumados a depender do outra pessoa, mas lá fora somos sozinhos, é um equivoco nos sentirmos felizes ao sairmos da escola, por que nossa vida começa a partir desse momento, a rotina não existe mais!.
    Eu não vou para escola somente para aprender, por que a vida é aprender. A escola só me ensina a forma mais simples de conseguir as coisas, basta a mim escolher; por que hoje ela já me mostrou que a média lá fora não é 5, e sim 10, e que ela é minha casa, que um dia terei de sair.

    ResponderExcluir
  20. Eu sei por que a realidade de escola para min é com é hoje, issu por que não recebi apoio devivo quando criança com relação aos estudos, ou até mesmo com relação a visão de estudo, eu nunca me animei com o fato de ter que ir para escola, por ser canssativo; por não querer levantar cedo (por pura preguiça). Mas hoje sei o quanto que preciso da escola, o quanto a escola precisa de mim, de minha visão, de minha contribuição, e sei que mesmo saindo da escola devo pensar na mesma como espelho de vida, que refletia minhas atitudes. Hoje sou o que sou, sei o que sei, por conta de minha escola, junto de meus pais e professores que contribuem de forma gradativa para minha formação como cidadão de bem.

    ResponderExcluir
  21. Caríssimos amigos,

    A escola é uma uma daquelas instituições em que a ação de um afeta a ação de todos. Conforme a sua concepção pode ser entendidada pela necessidade de cumprir vários papéis:

    cheche
    ponto de encontro
    presídio
    lugar de aprender. Aprender o quê? Doutrinas.

    Doutrina da moral
    Doutrina da ética
    Doutrina da necessidade? Necessidade de quê?

    necessidade de aprender
    necessidade de fazer o bem
    Necessidade de comportamento
    Necessidade de respeitar? Respeitar o quê?

    Respeitar a família
    respeitar a sociedade
    respeitar o patrimônio. Patrimônio de quem? Não preciso responder. Mas preciso dizer que na escola está o maior patrimônio que a humanidade já conhceceu: o conhecimento.

    Ao renegá-lo nos escravisamos e nos entregamos nas mão da parcela dominante para poder dispor das nossas vidas como bem entenderem.

    Eu não quero nem saber quem acha que me deu a escola, mas quero saber que ela também é minha, e como tal precisa ser cada vez melhor.

    Acredito que está mesmo na hora de o Brasil começar a questionar os conteúdos e a forma de ser da escola. Os resultados negativos não são mais do que a expressão de que a escola é desinteressante e que muitos estão preferindo condições de vida inferiores no futuro do que se curvar ao formato de escola que aí está.

    Mas para questionar a lei, precisamos ser cumpridosres da lei, por que não há mérito em questionar aquilo que renegamos e que não ajudamos a melhorar. A lei não é substituída por outra sem que antes tenha sido tentado aperfeiçoá-la. E isso não cabe somente aos governates, legisladores e juristas, cabe também a nós.

    Grato pela atenção.

    ResponderExcluir
  22. No meu ponto de vista ir a escola é um dos meios de se aprender mais pelo fato de se começar a construir seu futuro o que muitos adolescentes não pensam assim pensam somente em curtição mas hoje em dia tudo o que se for fazer tem que ter um bom ensino até para ser funcionário de uma loja as coisas hoje em dia esta mudando e nisso temos que pegar firme em nossos estudos pois é tudo que temos para sermos alguém na vida e ser bem reconhecido ....



    N°:24
    Turma : 2 ¨g¨

    ResponderExcluir
  23. As decisões tomadas no presente refletem em nosso futuro...
    e através da escolas posso adquirir conhecimento, hoje em dia e difícil viver até com muito conhecimento, imagine sem... rsrs
    bem que dizem: "o mundo é dos espertos..."
    Por isso vou a escola, para ser uma pessoa capacitada e preparada para o futuro. A escola me ajuda a manter minha cabeça ocupada, tirar minhas duvidas e acima de tudo a escola me ensina a ver o mundo de outras formas.
    2° E
    nº 30

    ResponderExcluir
  24. A escola é um dos meios de conhecimento e aprendizagem muito importante em nossa vida. Precisamos de novas informações para o desenvolvimento do nosso cerebro. Mas não e apenas isso, precisamos de conhecimento para o futuro que é super importante em nosso trabalho. Leitura e um passo que e necessário para troca de informações. E nossas notas de provas simplismente é a nota do seu futuro.Se vc e regular seu trabalho sera regular,e irá sempre lembrar da escola como vc poderia ter estudado melhor ter se esforçado mais.Pois então, vc pode até achar que não e obrigação mas é um passo talves de seu sucesso. Mas tambem quem não cola não sai da escola.
    nº 16 serie/turma: 2ºE

    ResponderExcluir