segunda-feira, abril 19, 2010

CIÊNCIA SEM MISTÉRIOS

Muitos alunos ao chegarem à escola para participar das aulas de ciências (química, física ou biologia), trazem consigo concepções alternativas a respeito do conhecimento químico:

"Ciência tem a ver com magia"
"Ciência tem a ver com explosões"
"Ciência tem a ver com produtos perigosos"


Mas como não poderia ser assim? Muitas das  imagens apresentadas no cinema ou na televisão e que envolvem fenómenos químicos, físicos ou biológicos são associadas à mistérios ou magia. Quando os alunos chegam à escola acreditam que poderão repetir esses fenómenos. Mas o curioso é que a tentativa de discutir as explicações microscópicas para as observações macroscópicas referentes aos aspectos fenomenológicos não tem a mesma aceitação e a Ciência passa a ser vista por muitos como difícil ou chata.

Alguns vídeos que circulam pela rede mundial de computadores, no entanto, se apresentam como alternativas interessantes porque não apresentam apenas os fenómenos, ou seja, procuram trazer para o público, o mínimo de conhecimentos teóricos.

Assista a alguns desses vídeos apresentados no endereço eletrônico abaixo e em seguida deixe aqui o seu  comentário.

20 comentários:

  1. O video além de ser muito engraçado e muito intuitivo, pois mostra como a energia estática está presente no nosso dia-a-dia, palavra que é desconhecida por muitos.O que nos leva a concluir que a ciência em suas diversas aréas está 24 horas nos acompanhando e muitos nem percebem, ficando sempre com a idéia de que a ciência e um " Bicho de Sete Cabeças".

    Willy Abdon 2º 'G' Nº 45

    ResponderExcluir
  2. tive a oportunidade de assistir alguns videos e percebir algo em comum em todos, percebi, como diz o texto, que os cientistas se preocuparam em não só passar a teoria, mas explicaram de forma ampla e consideravel a pratica. Esse método que a mídia vem usando para nos transmitir conhecimentos é de grande ajuda para nossos ensinos, pois nos tras informações que nos beneficiam, e esclarece muitas dúvidas sobre a ciência.

    ResponderExcluir
  3. O que importa o professor implantar magia na aula, mas o aluno não saber como explicar aquele determinado fenômeno para entender a magia da ciência.

    Todo dia vc faz um mágica.

    Simples o ato de fazer café torna-se uma magia,e a quem estiver fazendo o café vai entender e saber a explicação daquele determinado fato.

    Então isso torna-se magia da ciência

    camila tereza
    3"C

    ResponderExcluir
  4. achei muito interesante o video da lanpada florecente, e uma experiencia facil mas que faz as pessoas interesar um poco mais pela ciencia,e uma das maneiras mais legal para estudar as materias humanas.
    Alexandra 3A

    ResponderExcluir
  5. achei muito innteresante ovideo da lanpada florecente, e uma experiencia simples mas que torna a ciencia bem maislegal e e o que faz as pessoas se interesar um pouco mais pela ciencia ou todas as materias Humanas.
    Alexandra 3A

    ResponderExcluir
  6. As aulas práticas com fenômenos químicos bem visíveis e extraordinários são muito interessantes de se observar e de se prender a atenção. Apesar de não podermos descartar as aulas teóricas e de explicações microscópicas, o que mais prende a nossa atenção são as aulas práticas e "mágicas".

    Marcus Ramone

    3D numero 31

    ResponderExcluir
  7. O estudo das pilhas me chamou muito a atenção, gostei di aprender porém é um pouquinho complicado, aproveitei e pesquisei um pouco ta ai...

    Pilha, célula galvânica, pilha galvânica ou ainda pilha voltaica é um dispositivo que utiliza reações de óxido-redução para converter energia química em energia elétrica. A reação química utilizada será sempre espontânea.

    Neste dispositivo, têm-se dois eletrodos que são constituídos geralmente de metais diferentes, que fornecem a superfície na qual ocorrem as reações de oxidação e redução. Estes eletrodos são postos em dois compartimentos separados, imersos por sua vez em um meio contendo íons em concentrações conhecidas e separados por uma placa ou membrana porosa, podendo ser composta por argila não-vitrificada, porcelana ou outros materiais. As duas metades desta célula eletroquímica são chamadas de compartimentos e têm por finalidade separar os dois reagentes participantes da reação de óxido-redução, do contrário, os elétrons seriam transferidos diretamente do agente redutor para o agente oxidante. Finalmente, os dois eletrodos são conectados por um circuito elétrico, localizado fora da célula, denominado circuito externo, garantindo o fluxo de elétrons entre os eletrodos.

    As pilhas não devem ser confundidas com as baterias. Enquanto a primeira apenas converte energia química a elétrica, a segunda faz a interconversão entre energia química e elétrica.

    É importante saber que na pilha, os elétrons fluem do ânodo para o cátodo, sendo que o sentido da corrente elétrica, frequentemente utilizado na Física, se dá do cátodo para o ânodo.

    Gleyciane Ramalho n° 19 3° "D"

    ResponderExcluir
  8. O video é muito legal, além disso eh muito engraçado. Sempre que dá eu assisto esse quadro aos domingos.
    Eu acho muito legal pois aborda um tema que não são muito discutidos no cotidiano, que os torna mais interessantes ainda.

    nº:38
    3ºA

    ResponderExcluir
  9. Interessante o vídeo, a maneira que os apresentadores procuram demonstrar os experimentos e o jeito que eles explicam acaba prendendo a atenção do público e tonrnando o aprendizado mais fácil, dessa maneira é mais fácil de se chegar a uma conclusão.

    3º A
    nº 39

    ResponderExcluir
  10. Na ciência tudo é possivel com experimentos,so devemos ter vontade de fazer arriscando a propria vida,tudo na maioria das vezes sempre dar certo

    Adriano 2ºH

    nº 01

    ResponderExcluir
  11. Os videos foram de grande vantagens, fala sobre a energia estática que poucas pessoas conheçe e que a cinencia esta presente em nossas vidas a todo momento e nos nem percebemos porque nao procuramos entender , só achamos que é dificil, e nem nos damos o desfrute de entender algo.

    Fernanda 3° f


    A cinecia em diversas areas, existeem e nao percebemos, em todos os videos a algo em comum, o fato de como diz o texto " Os cientistas se preocupam em nao só passar a teoria as pessoas". esse metodo que a midia vem usando para nos transmitir conhecimentos é de grande ajuda para nosso ensino e do nosso futuro!

    Giselia 3° f

    ResponderExcluir
  12. gostei muito de ver esse esse video
    ele é´muito interessante fala da eletricidade estatica onde esses homens fazem dois experimentos para q possamos compreender melhor
    a ciencia e os seus misterios!!

    aluna:MARCELIA NUNES
    serie:2f numero:32

    ResponderExcluir
  13. gostei de ter visto esse video

    pude contemplar o gostinho de aprender
    sobre ciencias e seus misterios
    onde tem experimentos e faz com que nos entedemos
    melhor o conteudo .Esse quadro da eliana é muito interessante ,falou muito da eletricidade estatica e eu me diverti muito vendo os experimentos feito usando a eliana como exemplo.


    aluna :MARCELIA NUNES
    serie :2f numero :32

    ResponderExcluir
  14. São muito interesantes os video o mpressionante é que a tecnologia e a criatividade mostram que tudo que achamos impossivel pode ser mostrado a todos pelos conhecimento adquirido pelos testes feitos na aréa cientifica.
    Patricia Êmile 2G

    ResponderExcluir
  15. O video além de ser muito engraçado e muito intuitivo, pois mostra como a energia estática está presente no nosso dia-a-dia, palavra que é desconhecida por muitos.As aulas práticas com fenômenos químicos bem visíveis e extraordinários são muito interessantes de se observar e de se prender a atenção. Apesar de não podermos descartar as aulas teóricas e de explicações microscópicas, o que mais prende a nossa atenção são as aulas práticas e "mágicas".

    ResponderExcluir
  16. Muito interessante o vídeo, cada dia mais a ciência impreciona. Eu mesmo acredito em magia, sou fan do chris angel, mas mesmo assim adimito que a ciência esta crescendo muito, e cada vez mais ela se aprofunda em suas descobertas.

    Jean Paulo 3°C n°:19

    ResponderExcluir
  17. Atualmente os cientistas também se preocupam em desmistificar as ciencias ao "povo" com algumas propostas bem elaboradas e dinâmicas, onde, as pessoas passam a ter interesse pela ciencia e pelos misterios da natureza que pouco é explorada com o fim de conhecimento.

    Bruno José 2ºB nº 09

    ResponderExcluir
  18. achei super interessante eu ja havia feito um teste com o balão no meu cabelo gostei, sempre assisti esses videos sao muito interessante ajuda a gostar da quimica. faz os alunos e as pessoas se interessarem por esses experimento
    professor nos podiamos na sala todos reunidos fazer um experimento desses vai ser divertido.
    yasmin n°45 2°B

    ResponderExcluir
  19. Nossssa!!Muito legal,não tinha assistido esse...isso é uma comprovação que é mais fácil aprender se divertindo,fica até mais dinâmico e uns dos experimentos até dar pra fazermos no nosso dia-a-dia!
    Adoreii!O magnétismo foi mara também.

    Evelyn Carolina de Sales Melo 2° G

    ResponderExcluir
  20. assisti alguns videos e achei muito interessante, pois nos videos eles procuram mostrar sempre a parte pratica e a teórica e fazem isso sempre de uma forma divertida e dinâmica fazendo com que as pessoas se interessem um pouco mais.
    e percebam que a química esta no nosso dia a dia mesmo que não a percebemos.
    adorei os videos e acho que poderia diferenciar nossas aulas para que os alunos se interessem mais, e levar alguns desses videos p/ dentro da sala tornando o nosso aprendizado melhor e mais interessante.


    Carla H. dos santos
    3° F n°: 04

    ResponderExcluir