terça-feira, junho 01, 2010

GARRAFA PET, VINAGRE, BICARBONATO DE SÓDIO, FOGUETE.

A equipe de lançamento de foguetes do CEM Stella dos Cherubins está mais do que empolgada. E só poderia ser assim. Os primeiros ensaios já foram realizados e os resultados alcançados demonstraram que tudo ocorreu conforme o esperado.
O projeto está sendo realisado em parceria com a ABE Escola e envolve alunos e alunas do ensino médio.

O foguete é confeccionado com garrafas PET; o lançador com tubos e conecções de PVC e o combustível é vinagre e bicarbonato de sódio. As imagens abaixo demonstram parte dos experimentos.
 A equação abaixo representa a reação que ocorre no interior do foguete antes do lançamento.

Segundo a reação, a solução aquosa de ácido etanóico(vinagre) reage com bicarbonato de sódio sólido para formar etanoato de sódio aquoso aquoso, água liquida, e dióxido de carbono gasoso.
O dióxido de carbono é o responsável pela elevação da pressão no interior do aparelho e, ao ser liberada da trava de segurança do lançador o impulsiona no sentido contrário ao seu sentido de escape, conforme previsto pela lei da ação-reação de Newton.
Pergunta-se:
1) Qual a relação entre reação descrita acima e a reação que ocorre com o fermento químico no processo de preparação de bolos?
2)  A distância a ser percorrida pela aparelho após o lançamento depende de algumas atitudes a serem tomadas pelo grupo de trabalho. Que atitudes são essas?

6 comentários:

  1. QUESTÃO 2:

    A partir das partes básicas de um foguete e da sua construção, abordarei as seguintes afirmações:

    COMBUSTÍVEL E BOCAL: para o lançamento dos foguetes utilizamos como combustíveis uma garrafa de vinagre com 10g ou 20g de bicarbonato de sódio. Colocar uma quantidade máxima destes não significa que o foguete atingirá uma distância maior, basta saber utilizar a quantidade certa .Assim,obterá a reação nescessária para o impuxo quando o BOCAL aumenta a aceleração dos gases à medida que deixam o foguete.

    CENTRO DE MASSA E CENTRO DE PRESSÃO:é importante que o centro da pressão de um foguete esteja mais próximo da cauda e o centro de massa mais perto do bico.Se estiverem no mesmo lugar o foguete apresenta voo instável.

    ALETAS: fabricadas com papelão, elas direcionam a tragetória do foguete. Se mal fabricadas ou se houver uma falta de planejamento em relação ao local de inserí-las, o voo será também instável.

    OBSERVAÇÕES:

    1.A forma de puxar a corda que libera o foguete também influencia em sua velocidade.Algumas bases de lançamento são muito leves, por isso deve-se colocar uma grande pedra sobre a base para que não caia quando se puxa o cordão que solta o foguete.

    2.Para maximizar o alcance deverá testar algumas variáveis que influenciam no alcance,como por exemplo, a quntidade de areia na ponta do foguete, a quantidade de vinagre, a quantidade de bicarbonato de sódio, o tamanho das aletas e o ângulo de lançamento.


    Karem Souto 3°B N°20

    ResponderExcluir
  2. 1)A reaçao do vinagre com bicarbonato ,sua reaçao faz criar um gás no caso o CO2 onde tem liberaçao de calor e o do fermento com o bolo porque libera gás carbônico em, reações químicas, formando bolhas no meio da massa que fazem com que ela aumente de tamanho e fique fofa,graças a temperatura do forno ocorre essa liberaçao de gás.
    2)Dependem sim de atitudes ex.O ambiente creio eu que é o principal,pois devem levar em consideração o ar pois ele sendo em maior quantidade no caso o oxigenio ,e como o gás produzido pela reaçao do vinagre e do bicarbonato de sódio,é mais denso que o oxigenio sendo assim quando ocorre essa reação o gas se acumula em baixo da garrafa o empurrando para cima.

    Linneker Ramos
    3°A

    ResponderExcluir
  3. adorei as dicas para fazer um foguete de vinagre,é o meu proximo trabalho de fisica.

    ResponderExcluir
  4. Muito leggal essa experiência mas eu fiz uma com balão! Ele encheu sozinho!!!

    ResponderExcluir
  5. nossa vcs mim ajudarão bastante eu vou fase essa esperiencia no colégio claro com o professor de química por perto muito obrigado

    ResponderExcluir
  6. já sabia de quase tudo isso só me ajudou um pouco mais, valeu...

    ResponderExcluir