quinta-feira, junho 10, 2010

POLÊMICAS DE PROFESSOR

Alguns fatos decorridos nas aulas das quais tenho tido a oportunidade de coordenar nos últimos dias têm proporcionado reflexões interessantes sobre a prática docente, de forma que nas afirmções feitas diante dos alunos reforço as minhas próprias convicções no que se refere ao processo educacional no qual estamos imersos.


Posição n. 1: Os professores podem está preparados para coordenar aulas de qualidade, mas os alunos é que definirão se estas aulas terão qualidade,  bem como o ritimo a ser seguido.

Para aprender é necessário que haja motivação. Segundo Maslow, a motivação envolve uma hierarquia de necessidades (fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e, de autorrealização). Para Maslow, a pessoa só avança para a necessidade seguinte na medida em que a necessidade anterior for satisfeita.

Então cabe a pergunta: em qual nível de necessidade você se encontra, ou seja, o que é mais urgente para você neste momento?

continuaremos após a sua resposta.

8 comentários:

  1. A teoria de Maslow retrata muito bem a motivação, mas muitos podem pensar... o que tem a ver teoria de maslow com educação? Acontece que parece que alunos estão ainda para realizar suas necessidades sociais na escola, enquanto, se estivessem na escola para um efeito de autorrealização, o que ja incluiria todas as outras bases, com certeza teriamos aulas muito mais proveitosas.

    ResponderExcluir
  2. A teoria de Maslow é bem interessante pelo fato da organização dessa pirâmide, de forma gradativa você supre as suas necessidades, desde as básicas até as mais difíceis de se alcançar. Ela funciona perfeitamente, no meu caso por exemplo, a necessidade que mais é vaga em mim é justamente a de amor/relacionamento, e logo essa falta de necessidade inflige na minha auto estima, que e consequentemente o próximo degrau da pirâmide, então posso concluir que, no meu caso não se pode alcançar a ESTIMA sem antes suprir minha necessidade de RELACIONAMENTO/AMOR. Resumindo essa pirâmede é um termômetro de aspiração, rsrs. Espero ter ajudado os outros com suas respostas.

    ResponderExcluir
  3. A teoria de Maslow, é muito boa, como vc começar do baixo e ir conquistando, até o topo, mais todos nós temos um ponto de necessidade a ser suprida, pra mim minha necessidade é de amor de um relacionament, todos precisamos de de amor, todos nós precisamos de uma companheira(o), como amor você é capaz de realizar desejos e sonhos.

    Dyon Valdemar Teixeira N°: 10 Sala/Turma: 2°H

    ResponderExcluir
  4. Interessante a teoria de Maslow a organização da pirâmide,todos tem um ritmo a seguir, para mim a falta de amor em um relacionamento que me necessita mais,e que é de mais urgente, vc não vive sem uma companheria(o,todos precisa de um amor,como ele somos capaz de realizar dos desejos ou sonho na vida.

    Dyon Valdemar teixeira

    ResponderExcluir
  5. Carla Silva Sousa 11 2°B

    A teoria de Maslow retrata a nossa sociedade, mas ao invés de mostrar as classes sociais mostra as necessidades para tais classes sociais desde a classe mais baixa até a mais elevada. Eu acredito que eu me preocupo mais com a minha auto-estima pois todas as outras preocupações como preocupação com a saúde, alimentação, para mim já são preocupações básicas. Na escola a minha preocupação é aprender ao máximo o tão pouco que nos é ensinado e que é ainda mais "atrapalhado" por aqueles que não estão preocupados em aprender e vêem a escola como um grande parque de diversões onde eles só se preocupam em ter amizade, aparecer e fazer bagunça, atrapalhando a minoria que se preocupa.

    ResponderExcluir
  6. Concordo com os meninos a teoria posta mostra o quanto tem a ver a educação com a disposição dos alunos em termos um bom rendimento em nossas aulas.
    Com isso um acredito qui assim como o prof PC tem feito seminarios para os alunos participarem os outros professores devem fazer coisas similares para os alunos explicarem para suas turmas assim eles vão se sentir como um educador e ver a dificuldade que é para eles darem aula quando entram em uma turma que não demonstra nenhuma disposição de aprender.
    Bjinhos Patricia Êmile 2G

    ResponderExcluir
  7. Deveria haver conscientização dos jovens em primeiro lugar. Pois não dão o devido valor aos estudos. Porém deve haver mais " interesse" da parte dos professores de ensinar também, pois a maioria está " nem ai pro azar dos alunos". Não que eles queiram ver o " mal", mas para eles tanto faz o aluno aprender ou não, pois terão o seu dinheiro no final do mês.

    (Isabela - 2° B)

    ResponderExcluir
  8. Pois bem,segundo essa teoria e a introduçao que o professor fez no início,para termos aulas,creio eu mais eficientes,depende de 30 % do professor e o restante do aluno.Pois quem tem que aprender é o aluno nao o professor,por isso para conseguirmos ter aulas com mais eficiência teremos que primeiramente,estar de bem com nós mesmo para estarmos mentalmente e fisicamente bem para que isso ocorra,mas ñ é só isso temos que nos dar o respeito para que nós temos o respeito também.Ou seja,teremos que ficar 100%dispostos a assistirem as aulas pois os estudos importam é a gente batalharemos na vida la fora,porque os professores ja fizeram isso e ta aí o resultado,um emprego decente que cai muito bem na sociedade.

    Linneker Ramos de Souza n°23 3°"A"

    ResponderExcluir