quarta-feira, outubro 19, 2011

VERBO PROFESSORAR

Parafraseando o poeta  Manoel Bandeira, eu pergunto:

A qual classe gramatical pertence o professor ou professora?

Professor é título, pronome de tratamento, professor Sua Excelência.


Professor é artigo definido ou indefinido? eu diria que é artigo de luxo porque é nobre ser professor.

Professor é adjetivo porque é sua qualidade ser professor.

Professor é advérbio temporal e atemporal. Sua presença na frase, requalifica o sujeito. Muda de simples para complexo.

Mas hoje eu gostaria de falar de professor verbo. Do verbo professorar.

Eu professoro
Tu professoras
Ele professora
Nós professoramos
Vós professorais
Eles professoram.

Professorarei como sinônimo de amarei.
Professorarás como sinônimo de amarás
Professoraremos como sinônimo de amaremos.

Seremos professores porque acreditaremos na fé, na esperança e na caridade. Somos nós e para conosco. Sereis vós e para convosco.

Todos os que aqui estamos somos professores.

Lembro-me agora do Senhor Joel, servidor da limpeza. Não tem título de Professor, mas juntos professoramos.

Ele me ensina a ser alegre no que fazer. A ter palavras sinceras no falar. A ser solidário na hora de reivindicar.

Ensinar, conforme Paulo Freire, é uma via de mão dupla. Para ele não existe ensinar sem aprender. Então o título de Professor, não é simples como tal. É composto.

Professor-aluno, Aluno-professor. Ao mesmo tempo em que ensina, aprende. Ensinante-aprendente, aprendente-ensinante.




Nenhum comentário:

Postar um comentário