sábado, outubro 05, 2013

Carta aberta aos que ousam ser professores e professoras

Amados Irmãos Professores, Amadas Irmãs Professoras

A aproximação de mais um dia comemorativo da nossa categoria nos coloca em estado de reflexão sobre as nossas aventuras e desventuras da jornada na qual nos encontramos e frente ao desafio de ajudar as nossas crianças a conhecer, reconhecer e transformar a cultura que herdamos dos nossos antepassados e que coube a nós fazer com que o elo de ligação entre o passado e o futuro permaneça.
Sentado no banco da igreja em momento de contemplação da beleza das palavras enviadas pelo Apóstolo Paulo aos Colossenses senti o desejo de algo comunicar a vós.
Agora me pondo a pensar na beleza das inspirações do Apóstolo e no efeito delas nas vidas das pessoas que as leram e escutaram. O quanto certamente foram transformadas e o quanto se esforçaram para que e essas mesmas palavras chegassem até nós, dois milênios mais tarde.
Hoje sinto-me como se cada uma das pessoas que leram e guardaram aquelas palavras agissem pedagogicamente como meus professores. Educadores de minha vida. Transformadores de minhas ações e palavras. E é por este motivo que me sinto no dever de relatar esta mensagem de encorajamento a cada educador e educadora do mundo contemporâneo. Para que permaneçam firmes em suas missões porque o futuro de muitos depende de cada ação propagada em nossas vidas.
Não posso negar que, assim como o significado do meu próprio nome, sinto-me pequeno e incapaz de transformar quem quer que seja. Por outro lado, estas palavras, que não são minhas, mas manifestações divinas em minha vida, refletem o sentimento que fecundou em cada passo compartilhado convosco em nossas ações profissionais.
Assim como o Apóstolo Paulo chamava aos seus de filhinhos, com o carinho de cultivava o profundo amor por cada um que se achegava até ele. Por natural inspiração de Jesus Cristo, peço-vos permissão para vos incluir comigo na condição de filhinhos. Amados, abraçados e acolhidos pela Graça de Jesus Cristo.
Muitos em seus dias festivos desejarão comemorar aos sabor das bebidas mais nobres, das músicas mais famosas e em lugares dos mais badalados e sofisticados. Eu, sem querer negar a vontade ou os sonhos de quem quer que seja, lanço sobre cada um de vós o desejo e a prece de que haja sublime Paz no coração de cada um.
Que a fé que habita em mim, e que me impulsiona a acreditar na capacidade do Ser Humano para se transformar possa alcançar cada um de vós como a Armadura e a Proteção Celestial.
Perdoem-me caso as minhas palavras, que não são minhas, soem aos vossos ouvidos como fantasias ou sons da boca para fora. Saibam que por elas não espero nada em troca, senão que apesar das vozes agressivas que vós escutais neste momento, possa haver em vossa Alma o silêncio renovador das esperanças que foram construídas no momento em o sonho de ser professor ou professora foi se apropriando dos vossos sentidos e se transformando em realidade. Por este sonho vos tornastes espelho para  muitas das pessoas com as quais convivestes.
Oh amados mestres e mestras, mesmo que a vossa mente não tenha alcançado. Mesmo que os vossos corações não tenham se apercebido, muitos dos vossos alunos e alunas, neste momento apresentam em suas orações, vossas Almas a Deus.
Eu mesmo, por estas palavras, que como já afirmei não são minhas, rogo a Deus em favor de vossas causas.
Não recebereis de mim presentes ou elogios. Presentes vós podeis comprar. Elogios enchem a vossa Alma. Não recebereis de mim, cobranças. O vosso bom trabalho é crédito para vossas eventuais falhas. Recebereis de mim tão somente um Muito Obrigado por permitir, mesmo que por pouco tempo, compartilhar convosco o mesmo ar das salas de aulas e contemplar o vosso saber inundar a minha mente e revigorar os meus sonhos. Sonhos estes que se renovam a cada dia. Eu, enquanto aluno lhes sou profundamente grato.
Meus Amados Irmãos Professores e minhas Amadas  Irmãs Professoras, recebam o meu abraço e meus eternos votos de gratidão, paz e felicidade para os dias presentes e para os dias vindouros.

Que Deus vos abençoe e que seja convosco em cada dia de vossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário