álcool em gel

Para a preparação do álcool em gel na escola procurou-se calcular o volume necessário de água para diluir o álcool 92,8º INPM para 70º INPM (álcool líquido utilizado na escola). Para tanto utilizou-se a equação abaixo e procedeu-se da seguinte maneira: (1) adicionou-se a 326g de água deionizada a 950g de álcool etílico 92,8º INPM; (2) adiconou-se pouco apouco a mistura obtida em (1) à aproximadamente 5 gramas de polímero acrílico sob constante agitação áté obter uma mistura homogênea; (3) Manteve-se a mistura em repouso por pelo menos 48 horas; (4) diluíu-se 10 gotas de trietanolamina em 50 ml de água e adicioou-se à mistura obtida em (4) sob constante agitação; (5) adicionou-se 20 gramas de glicerina; (6) adicionou-se uma gota de corante vermelho e cerca de 2 ml de essência de morango. A imagem ao lado representa o álcool em gel produzido na escola nas aulas de química da 3ª série do ensino médio. 
Abaixo estão apresentados os cálculos relativos à diluição do álcool 92,8º INPM para 70º INPM e representadas algumas das substâncias empregadas na preparação do álcool em gel.


Algumas questões para debate:

O álcool em gel é uma material definido como colóide. Ao tenta-se atravessar um feixe luminoso através de uma quantidade desse material pode-se observar que ocorre desvio na trajetória da luz. Esse fenômeno é denominado efeito Tyndall.

1. Consulte o seu livro didático, apresente o conceito de colóide, sua classificação de acordo com os meios de dispersão e outras situação nas quais o efeito Tyndall pode ser observado.