terça-feira, agosto 17, 2010

MÃES E PAIS X AÇÕES E PALAVRAS

Em uma cidade de interior do Brasil, havia uma mãe que ousou acreditar na educação como instrumento de mobilidade social. Quando na adolescência, ela foi obrigada a abandonar os estudos sob a alegação da família de que não era conveniente para as mulheres que estudassem muito.

Esta mãe, que casou-se muito jovem e teve onze filhos, os viu avançar nos estudos e lamentou não poder acompanhá-los nas lições mas nunca se furtou a estar com eles enquanto estudavam.
Mesmo durante à noite, após um dia longo de trabalho, ela estava lá observando-os enquanto estudavam. Incentivando-os. Dizendo-os que iam conseguir.
Sempre que podia, comentava com a família e com os vizinhos o quanto seus filhos eram inteligentes.
Sua vitória pode não ter sido plena porque dois de seus onze filhos ainda não concluíram o ensino fundamental mas ela não desanima. Prefere exaltar suas qualidades. Suas habilidades nas atividades profissionais que exercem.
Seu lema: "um ovo que um comer, todos comem".
Certa vez, quando não podia mais pagar as mensalidades da escola de seus filhos, se ofereceu para trabalhar na escola, fazendo os serviços de limpeza.
Quem a via trabalhar podia até falar que ela era a dona da escola, porque trabalhava com alegria. Porque sabia que seus filhos poderiam estudar mais um ano, graças aos seus esforços.

Essa mãe pode ser legítima representante de muitas e muitas das mães desse Brasil afora. Uma mãe que reconhecendo as próprias limitações, decide oferecer aos seus filhos e filhas tudo o que há de bom.
E eles, certamente creditam o sucesso alcançado a pessoa que os inspirou. Que foi excelente esposa. Que defendeu e defende a família e o respeito ao casamento. Que vive em prol do perdão e da conciliação.

Nestas palavras afirmo e acredito que afirmarei por muitos anos de minha vida que a chave para todos os problemas da sociedade está no fortalecimento da família.

Hoje tive a oportunidade de me dirigir a muitas mães e muitos pais e junto com eles me emocionei.

Se o pai ou a mãe disser para o filho: pule que eu te seguro, tenho certeza absoluta que o filho pula.

Se a mãe ou o pai disser para a filha: você é capaz, tenho absoluta certeza que a filha acredita.

Pais e mães, vocês também são capazes. Digam aos seus filhos e filhas o quanto os amam. O quanto são importantes em suas vidas e o quanto são capazes, que os problemas deles se tornarão cada vez menores. Que as dificuldades de aprendizagem desaparecerão.

Hoje eu vi o quanto um abraço de mãe significa na vida de uma filha. Seu rosto brilha. E neste brilho, tudo o que não reluz torna-se pequeno.

Hoje eu vi uma "criança" mãe de outra criança. Sua mãe lhe falar o quanto estava feliz com os cuidados da filha para com a neta. O quanto ela era boa mãe. E seu rosto se fez brilhar. E este brilho se espalhar pela sala e fazer tudo o que não reluzia, se iluminar.

Hoje eu vi que um elogio sincero é tão somente semente de luz, que floresce e rapidamente dar frutos.

Um comentário:

  1. Eita...
    A vida pode parecer dura mas, os pais nunca nos abandonaram por motivo algum neste mundo...

    ResponderExcluir