Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de novembro, 2010

INCOERENTE LÓGICA DO DESEQUILÍBRIO

Quando criança, ficava observando as pessoas adultas conversarem sobre as coisas da natureza e ficava sempre maravilhado. Embora nunca tivessem sequer frequentado escola, os meus avós sabiam muita coisa sobre os ciclos das águas, o cultivo da terra, a conservação de sementes, i.e. Eu sentia como se cada conversa que observava fosse uma rica aula de educação ambiental. Até hoje me pergunto como o meu avô materno pode sustentar a família com as colheitas que fazia em uma pequena porção de terra, enfrentando as constantes secas no Nordeste.

POR QUE ENSINAR?

Moro em uma casa que tem vista panorâmica para uma área de preservação ambiental. Fica em uma pequena rua sem saída que não totaliza mais do que dez moradias. Antes da nossa chegada para para fixar residência, moradores de outras localidades faziam da pequena rua um ponto para descarte de vários tipos de lixo e de animais mortos. A beleza estava ofuscada pelo desrespeito para com o meio ambiente.

TERCEIROS ANOS

Já estamos nos aproximando do término do ano letivo. Olho para os rostos dos alunos que estão concluindo o ensino médio e vejo a mim mesmo. Muitos já atingiram as notas suficientes para a aprovação e parece que estão indo para a escola muito mais por um gesto de despedida do que para estudar os conteúdos propostos pelo professores.

GÁS CARBÔNICO EM SOLUÇÃO AGUOSA

As imagens abaixo demonstra a mudança de coloração de uma solução à temperatura ambiente de azul de bromotimol (indicador ácido-base) com adição de ar da expiração e o efeito ocasionado pela elevação da temperatura até a ebulição.  água potável com adição de azul de bromotimol  após a agitação resulta em solução amarelo-esverdeada

CORRELAÇÃO ENTRE ÁGUA E ENERGIA ELÉTRICA

Quando iluminamos a nossa casa com o clarão de uma lâmpada certamente não pensamos no processo desencadeado desde a fonte primária de energia até o romper das trevas. A maior parte da energia elétrica utilizada em nossas residências provém de centrais hidrelétricas que utilizam quedas d`água para movimentar potentes turbinas. Para tentar compreender este processo, partimos de um experimento realizado na escola e apresentado nas imagens a seguir:

ÁGUA, PROPRIEDADES, APLICAÇÕES, EXPERIMENTOS E CORRELAÇÕES

Nos finais de semana era comum haver reuniões na casa de meus avós dentre os familiares e alguns dos amigos mais próximos. Eu, ainda criança não podia me meter nas conversas, mas ficava escutando tudo o que era comentado. Falava-se das plantações, das chuvas que tardavam a cada ano e das coisas da vida cotidiana.

VALE NOTA?

Esta é uma das perguntas mais recorrentes em nossa rotina de trabalho. Quando propomos em sala de aula alguma atividade, alguém sempre se manifesta neste sentido. A nota. Quem ensinou os alunos e alunos a exigir que ela sempre seja o centro das atenções?