quarta-feira, outubro 20, 2010

CONHECIMENTO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICO

Nesta semana, o Brasil está vivendo mais uma vez, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. É um momento especial para pesquisadores e para o público em geral, que têm a oportunidade de compartilhar as experiências científicas que vêm sendo desenvolvidas.

É notório que o desenvolvimento de qualquer país perpassa pelo conhecimento científico tecnológico. Com este conhecimento aplicado à valoração dos recursos naturais, o país tem condições de prover melhores condições de vida para a população.

Neste sentido, o Brasil vem dando saltos cada vez mais  consistentes  em áreas até bem pouco tempo incipientes no nosso contexto como nas tecnologias aeroespaciais e em áreas já consolidadas tais como nas ciências agrárias. Conhecimentos e tecnologias produzidos nestas e em outras áreas chegam ao nosso cotidiano de maneira sutil ou impactante, dependendo do nosso ponto de vista e  necessidades.
Exposições tais como as que estão sendo organizadas na Esplanada dos Ministérios são potencialmente interessantes principalmente para os jovens de hoje e cientistas do amanhã, que formulam suas perguntas ou se apropriam das perguntas manifestas pela sociedade e vão em busca das respostas.

Importante é observar que o caminho a ser percorrido por um pesquisador poderá se revelar muito mais interessante do que imaginava inicialmente. Grandes personalidades históricas ficaram famosas muito mais pelas questões que formularam em suas caminhadas do que pelas respostas dadas as suas próprias perguntas.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é, também, um importante momento para que possamos tomar conhecimento das questões que estão em aberto na pesquisa científica e quem sabe até, para que possamos nos apropriar dessas questões como se fossem nossas e ajudar o Brasil e um mundo nesta caminhada científica como instrumento de reafirmação da PAZ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário