sábado, outubro 30, 2010

CONSTRUINDO UMA MISSÃO

Meus queridos alunos e mestres dos meus próprios ensinamentos,

Nos últimos dias tenho acompanhado com tristeza as matérias policiais sobre temas que envolvem violência nas escolas brasileiras.


Como vocês sabem, para muitos a escola é um refúgio da problemática cotidiana. Um lugar de construção de valores e esperança, o qual respeito como respeito a minha própria casa ou a igreja na qual busco os conselhos do Criador.

O CEM Stella dos Cherubins ao longo de seus oito anos de existência se viu diante de muitas situações conflituosas e algumas até desesperadoras, mas felizmente, a bondade que habita nos corações da nossa comunidade escolar sempre foi mais forte e a nossa convivência tem se mantido sempre em harmonia.

Cada um de nós somos conhecedores e reconhecedores de nossas próprias faltas e fraquezas. Muitas vezes procuramos nos amparar nos ombros uns dos outros, deixando escapar nossas lágrimas e com elas, escapar, também, o aperto que envolve o nosso coração.

Por sermos seres humanos, não somos completos, somos seres em constante formação. Somos como flores que duram apenas um dia e que a cada dia renasce para uma nova vida.

Não conhecemos o dia de amanhã. Em qual condição estaremos. Se ainda conduziremos nossas faculdades mentais ou se perderemos a consciência de nós mesmos. É por isso que procuramos viver o dia de hoje em sua plenitude. É por isso que não podemos nos dar ao luxo de deixar para mudar a nossa vida apenas no dia de amanhã.

Com certeza se cada um olhar para o seu irmão com o seu olhar de misericórdia, encontrará nele algo de bom. E ao encontrar, melhor ainda será anunciar este achado.

A palavra amiga chama uma outra palavra amiga e com ela podem ocorrer as transformações que esperamos.

Façamos da nossa escola um lugar cada vez melhor para conviver. Esse lugar que mesmo não sendo o ideal, seja o que trará para cada um de nós o sorriso que precisamos para iluminar mais um dia de vida.

Ao longo dos nossos anos de convivência eu aprendi a olhar para vocês com o olhar de irmão. Buscando a percepção além da aparência e nesta busca compreendi o real papel da minha existência em vosso meio. Por isso sou grato a Deus por sair de minha casa e ir ter com vocês seis dias por semana. Sei que a escola é o lugar em que eu me encontro comigo mesmo e é nesse encontro que a minha esperança de ver a construção de um Brasil melhor aumenta.

Se vocês concederem algum crédito nestas singelas palavras, eu gostaria de lhes pedir:

Vamos espalhar as coisas boas que somos capazes de produzir. Vamos propagar os bons pensamentos e as boas ações. Busquemos respeitar aos nossos semelhantes da mesma forma como gostaríamos de ser respeitados. Busquemos colaborar na proteção das crianças para que tenham a oportunidade de crescer com alegria.

Estes pedidos são missões. Não existem pequenas missões porque cada missionário precisa doar tudo de si para poder completá-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário