sexta-feira, outubro 15, 2010

A DISTROFIA MUSCULAR NÃO O IMPEDIU DE ESTUDAR

Ano, 2007, um aluno da primeira série do ensino médio chega em sala conduzido pelo primo em uma cadeira de rodas.
_ Bom dia professor! Posso entrar?


_Com certeza, esteja à vontade.

Inicio a aula. De sua pasta ele retira o caderno e se põe a copiar. Explico a matéria e sempre do olho nele lhe pergunto:

_Você está entendendo?

_Sim, professor. Mais ou menos.

Sento-me perto dele e o observo. Seu rosto desfigurado pelo pelos efeitos colaterais dos medicamentos. Seus músculos suas mão contraídas e com pouca mobilidade. Mas sua atenção as minhas palavras eram impecáveis.

_Você pode contar comigo em tudo o que precisar. Combinado?

_Sim professor.

Muitas das aulas eu olhava para a mesa que havia sido construída especialmente para ele e não o via. Perguntava aos colegas. Ele havia faltado. Me dava um aperto no coração por saber dos motivos. Complicações respiratórias, alteração no ritmo cardíaco estava entre os motivos.

Foram muitas e muitas lutas que aquele aluno passou. Até mesmo as pequenas ações para ele eram complicadas de serem executadas. Mas tudo isso passou. Ele concluiu o ensino médio. Muitos falavam que para ele foi uma grande vitória. A doença estava se complicando a cada dia.

Para a minha surpresa, nesta semana alguém gritou o meu nome. Era ele passeando de carro com o seu pai.

Para a minha grande felicidade ele esteve na escola nesta semana. Não estava sentado na cadeira de rodas. Estava andando apoiado em uma muleta. Estava andando com as próprias pernas. Gritou mais uma vez o meu nome. Eu fui ao seu encontro.

Vi um aluno sorridente, corado, cheio de vida.

_Qual é a sua próxima conquista?

_Quero ser engenheiro, professor.

Dá para imaginar a minha felicidade? Um aluno que passou e passa por um tratamento médico tão complexo, almejar o curso de engenharia. É muita emoção para um professor.

Aquele aluno deu para a sua turma e para toda a escola, um exemplo de vitalidade tão fantástico que nos comoveu e nos motivou muito além das nossas próprias expectativas.

Mais uma vez destaco o importante papel da família no processo de recuperação daquele garoto.

Vi no olhar de seu pai, um sentimento de alegria tão grande e tive a certeza de que a vitória do filho, foi também a sua vitória.

Estou plenamente convencido de que a união familiar é um poderoso instrumento de superação das dificuldades que nós nos deparamos ao longo de nossa vida.

Estou convencido de que na medida em que a escola abre espaço para que os alunos se sintam parte dela, ocorre o fortalecimento do tamanho que precisa para a superação das suas dificuldades.


Um comentário:

  1. - Professor, o senhor é muito mais que um professor, é um amigo, um companheiro, um EXEMPLO a ser seguindo. contento-me com as tuas palavras tão oportunas, tão importantes para o cotidiano de qualquer um. Voce sabe como ninguém, ser admiravel e me orgulho tanto de te ter como mestre. Eu sei que não sou uma das suas melhores alunas, mais saiba que tudo que o senhor fale, ou nos façam pensar fica na minha memória narcada e para sempre.
    Seria tão bom se todas as pessoas pensassem como o senhor. Quando entre no Stella conheçi este aluno, mais não sabia que o que lhes rodeava era uma doença assim, pensei que houvesse sido um acidente, mais sabendo da Historia dele admiro mais ainda, por não ter se deixado levar, pelo medo, ou pelo que as pessoas iriam falar-lhes.
    As lições de vida, estão sempre a nos surpreender, de uma forma que talvez jamais imaginariamos, e cabe a nóis fazer delas, lições para agente, que muitas vezes não tem probleas como o desse Garoto, mais tambem tem problemas, e que muitas vezes impede que as pessoas vençam na vida.
    Esse garoto é um exemplo de vitória, e que tenho a certeza que suas conquistas estão apenas por começar!

    Obrigada professor por voce ser essa pessoa tão maravilhosa, que nos enradia com tanta meiguisse e sinceridade.

    ResponderExcluir