sexta-feira, outubro 15, 2010

UM ALUNO BRILHANTE

"Almejas voar mas temes ficar tonto"
Johann Goethe

Hoje mais uma vez eu vivi um dia de aluno. Sentado em um canto da sala observei um de meus ex-alunos se apresentar como verdadeiro mestre. Sua lição:

"Estudar é um ato de amor"


Ora, já se passaram alguns meses desde quando comecei escrever estas cartas e sempre venho repetindo nelas as palavras de Paulo Freire que afirma que "educar é uma ato de amor".

As palavras do aluno nos permite uma reflexão para além daquilo que já venho comentando.

Quem é o aluno?

Criança dedicada criada, filho de pais separados, criado pela mãe, estudante de escola pública, admirador e leitor dos clássicos da literatura, autodidata, perfeccionista nos afazeres pedagógicos, incompreendido em suas angústias,..., tido como arrogante.


Desde que cursava a primeira série do ensino médio, podia-se perceber nele um certo diferencial com relação aos demais colegas. Ele gostava de estudar e estava sempre um passo à frente dos professores. Se fosse solicitado, seria capaz de ministrar as minhas aulas como se fosse um professor experiente.

De tanto vê-lo na escola em horário contrário, decidi convidá-lo para participar de um projeto de ciências que estava desenvolvendo com outros alunos e ele desde já se prontificou e com seu empenho trouxe contribuições muito interessantes.

Para muitos ele podia ser arrogante, para mim era um aluno brilhante que carecia de compreensão e orientação.

Conforme tenho hábito de fazer com todos os alunos e alunas com quem trabalho, na primeira oportunidade que tive lhe questionei sobre suas escolhas acadêmicas, visto que seu esforço e dedicação se fazia jus ao jargão que costumo utilizar:

"Em sua testa está escrito: sucesso"

_ Eu quero estudar engenharia genética.

_ Se o seu desejo é esse, você tem dois caminhos, um difícil e um mais fácil: medicina ou biologia.

Quando ainda estava no segundo ano do ensino médio ele fez a prova do Exame Nacional do Ensino Médio e sua nota foi 91,5, uma das mais altas do Distrito Federal, mas ao se inscrever no PROUNI e ser selecionado para o curso de Biomedicina teve não grata surpresa. Para fazer matrícula no curso deveria apresentar o Diploma de conclusão do ensino médio, algo impossível para a ocasião.

O aparente infortúnio não foi suficiente para fazê-lo desistir. Seis meses depois lá estava ele, de novo, se inscrevendo no PROUNI e de novo, selecionado. Desta vez, beneficiado com a antecipação das avaliações e de posse do diploma de ensino médio fez matrícula no curso superior, com bolsa integral.

Seu curso?

Medicina. O sonho de muitos e muitos jovens espalhados pelo Brasil estava sendo realizado por um jovem intelectual, incompreendido.

Ao receber a notícia da confirmação de matrícula  na universidade registrou em seu ORKUT:

_ Daqui para frente me chamem de Dr. ......

Para alguns, tal forma de se expressar apenas retratava sua arrogância. Para mim, apenas o grito preso na garganta de um jovem que cresceu envolto em seus mitos e medos.

Passados mais de dois anos de o seu ingresso no curso de medicina, lhe fiz o convite para dar palestra para os alunos da terceira série do ensino médio.

_ Sobre o que eu vou falar?

_ Sobre sua história de vida.

E assim o fez. Iniciou a palestra mostrando as fotos de quando ainda era criança e seguiu apresentando ano após ano, escola após escola, até sua chegada no CEM Stella estudar Cherubins.

_ Vocês sabem por que eu queria estudar engenharia genética? Eu queria destruir o ser humano, mudá-lo. Agora penso diferente, quero estudar medicina, respiro medicina, vivo medicina. Quero ajudar o ser humano. Não quero reinventá-lo. Quero trabalhar por ele como ele é. Neste sentido digo que estudar é um ato de amor.

Quando ele fez essa afirmação comecei a recobrar as lembranças que tive dele na escola. De seus comentários aos comentários que eram formulados a seu respeito. E ele emendou:

_ Neste período em que me encontro estudando medicina o meu pai se submeteu a uma cirurgia para a remoção de um câncer de próstata,...

Vi seus olhos brilharem ao falar sobre o seu pai e comecei a especular comigo mesmo se evento não teria sido o responsável pela desejada reaproximação ao seu progenitor.Prestei mais ainda atenção em suas palavras e percebi que não haviam nelas nenhum vestígio de amargura. Que o amor havia invadido o seu coração e que de fato, suas palavras eram verdadeiras.

Ao término da palestra em mim havia um certeza clara. Estava diante de uma pessoa cujo futuro não será outro senão o de um excelente profissional. E mais ainda aquele garoto manifestou um outra qualidade, a de um excelente comunicador, um mestre, alguém que certamente terá prazer tanto em praticar a boa medicina quanto em ensiná-la. Eu me vi diante de um professor. Comecei a especular comigo mesmo: será que a minha contribuição na formação desde garoto foi realmente significativa?

Eu não sei. Apenas o vejo como uma pessoa que evoluiu para o bem a despeito de todas as suas dificuldades. Fico feliz por ele, por mim e pelos alunos que partilharam aqueles poucos momentos de emoção.

Recordei-me do convite que fiz a um amigo médico para dar essa palestra para os meus alunos e que ele o recusou por causa de sua timidez. Que pena, pensei comigo. Este é o melhor médico que conheço. Que trata seus pacientes com o mesmo senso de humanidade com o qual eu trato meus alunos. Não tem problema, continuarei tentando porque acredito que o conhecimento precisa ser partilhado. Ele não tem um dono em particular. Os verdadeiros sábios precisam compartilhar a sua sabedoria.

Chegamos ao pensamento de Goethe. Foi o próprio aluno quem nos apresentou.

Voar é que todos querem. Eu quero voar, mas não são poucas as vezes que temo o que me espera nas alturas. Me acovardo e muitas vezes desisto.

Muitos dos meus alunos também fazem isso e é com medo de vê-lo desistir que busco eu mesmo não proceder desta forma.

É importante saber, contemplar alguém que voou mais alto. Sabemos que é possível. Os eventos conspiraram para a vitória do que desejou voar. Ser médico, advogado, professor, ...., ser o que o desejo mais íntimo propuser.

No caso deste aluno existiu alguém que buscou incentivá-lo, mesmo não acreditando em sua vitória não o contrariou. Alguém falou: se inscreve no ENEM, se inscreve no PROUNI, se inscreve novamente no PROUNI,...,

Ele não temeu ficar tonto. Voou para perseguir um sonho. Sem querer seu sonho foi transformado.

O desejo de sua mãe. Seus pedidos com carinho, seu incentivo.

Seu próprio desejo de reaproximação do seu pai.

Alguém que lhe ofereceu hospedagem na imediações da faculdade. Reconheceu seu valor. Lembrei-me de mim mesmo, quando cheguei a esta cidade. Um amigo fez isto por mim. Acreditou em mim.

Um aluno brilhante. Existem muitos assim. Estão apagados em seus mitos e medos. Só precisam de um apóio. Não precisam ser incentivados. Avaliar seus comportamentos superficialmente, sem conhecer suas histórias é negar a oportunidade de que precisam para brilhar.

Hoje, dia dos professores. Recebi muitos abraços em meu local de trabalho. De alunos e alunas que reconhecem o meu sentimento de ser humano. Ser da Terra, que lhes deseja sucesso.

Suas homenagens somam-se ao encontro daquele que foi além de mim. Essa é a minha esperança e a de todos os meus companheiros de trabalho que lutam por um Brasil melhor.

Aproveito para fazer as minhas sinceras homenagens aos professores médicos. Que com amor compartilham seus conhecimentos e que se dedicam para além dos seus próprios limites em favor da vida. 

... E o aluno brilhante foi diplomado médico no ano de 2014.

Um comentário: